Os bancários e os financiários são trabalhadores com atividades similares, porém não pertencem à mesma categoria.
Os financiários também são trabalhadores que podem atuar internamente em agências bancárias, porém suas atividades estão realmente vinculadas as financeiras, que são as empresas que atuam na intermediação e concessão principalmente, crédito imobiliário, financiamentos de veículos, imóveis, crédito pessoal, consignado, bem como o comércio e liberação de cartões de crédito e de seguros.
Já os bancários são todos aqueles empregados que atuam em bancos, são os profissionais do setor administrativo responsáveis por toda rotina bancária, pagamentos, saques, atendimento ao cliente, aconselhamento financeiro, análise de empréstimos e crédito e venda de produtos, como planos de capitalização, investimentos, seguros e consórcios. Os bancários podem atuar em agências, plataformas, ou até mesmo em escritórios autônomos e corretoras.
Ainda que, essas duas categorias sejam parecidas, cada uma possui suas particularidades, logo os instrumentos coletivos (convenções e acordos) também são distintos. De qualquer sorte, tanto os bancários, quanto os financiários possuem jornada diária de 06 horas e 30 horas semanais, conforme prescreve a súmula 55 do Colendo Tribunal Superior do Trabalho.
Assim, os bancários e os financiários, que trabalhem de segunda até sexta-feira, devem laborar seis horas diárias, consoante escrito do artigo 224 da CLT.
Vale lembrar, que muitas instituições bancárias ou financeiras enquadram seus colaboradores como de oito horas de forma indevida. Ou seja, caso isso ocorra o trabalhador deve pleitear judicialmente a desconsideração do cargo de confiança, e pedir o pagamento das horas extras devidas ( sétima e oitava horas), bem como o reconhecimento do intervalo intrajornada.
Enfim, esses trabalhadores possuem inúmeros direitos, previstos na Consolidação das Leis do Trabalho, Súmulas do TST, convenções e acordos coletivos do trabalho, que garantem a esses colaboradores , tais como: PLR, estabilidades, equiparação salarial, etc.